O Regime MEI pode mudar em 2021

 


O regime do Microempreendedor Individual pode mudar em 2021, este assunto está em pauta devido a resolução do Comitê do Simples Nacional que trazia a exclusão de 14 categorias do regime do MEI que acabaram sendo barradas em 2019 e adiadas para 2021.

Mudanças para o Microempreendedor Individual

Com algumas modificações do MEI que foram barradas, consta a exclusão de 14 categorias do regime especial de tributação.

Em 2019 as mudanças foram negativas para os integrantes do setor cultural em torno da resolução que excluía do programa ocupações ligadas à cultura, como músico, cantor e contador de histórias.

Em 2019 a Receita Federal decidiu criar um plano de trabalho para aprovar as regras sobre quais atividades não se enquadram no conceito de empresário.

E com isso a relação deveria ser divulgada apenas no segundo semestre deste ano de 2020 para começar a valer em 2021.

Categorias que podem ser excluídas

De acordo com a resolução de 2019, vamos listar atividades excluídas do MEI.

  • Ligadas ao setor cultural – cantor/músico independente; DJ ou VJ; humorista e contador de histórias; instrutor de arte e cultura; instrutor de artes cênicas; instrutor de música e proprietário de bar com entretenimento;
  • Outras – astrólogo; esteticista; instrutor de cursos gerenciais; instrutor de cursos preparatórios; instrutor de idiomas; instrutor de informática; professor particular.
Fonte: SECRETARIA-EXECUTIVA DO COMITÊ GESTOR DO SIMPLES NACIONAL



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dicas para Período de Transição GIA EFD X GIA SP

Principais Aspectos do Regime Tributário Simples Nacional

Exclusão dos valores retidos pelas administradoras de cartões de crédito e débito da base de cálculo do PIS e da COFINS?